Menu

▎Encontro com Secretários de Agricultura, Coordenadores e Fiscais de Vigilância Sanitária

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (CIDES) promoveu, na última quarta-feira (26/02), o primeiro encontro com secretários municipais de Agricultura, coordenadores e fiscais de Vigilância Sanitária dos municípios consorciados. O evento, realizado na sede do CIDES em Uberlândia-MG, teve como objetivo apresentar as ações do SIM, alinhar estratégias para os próximos anos e discutir ideias para alavancar as indústrias e agroindústrias rurais de pequeno porte.

A reunião destacou avanços na regularização de estabelecimentos, combate a atividades clandestinas e o projeto de educação sanitária continuada, Educa CIDES. O assessor jurídico do consórcio, Dr. Júlio César Sobrinho, abriu o evento reforçando a importância do SIM para a segurança alimentar e o desenvolvimento econômico regional. “O serviço de inspeção é um pilar essencial para garantir qualidade aos produtos e ampliar o acesso das empresas a mercados formais”, afirmou.

Os médicos veterinários do SIM-CIDES, Fábio Silva e Danilo Mendes, conduziram palestras técnicas abordando temas como: o que é o SIM; como registrar minha empresa; funcionamento e áreas de atuação do SIM; benefícios da regularização de indústrias e agroindústrias; ampliação de mercados via SISBI-POA; Boas Práticas de Fabricação (BPF) e prevenção de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs); e estratégias para coibir atividades clandestinas.

O encontro contou com a presença de secretários de Agricultura de oito municípios e representantes da Vigilância Sanitária de nove cidades. Durante o diálogo, os participantes relataram desafios locais e foram discutidas sugestões para o avanço ou atendimento a esses produtores.

Próximos passos: O SIM-CIDES reforçou o compromisso com a educação sanitária continuada e a integração entre os municípios para fortalecer a cadeia produtiva. “Eventos como este são fundamentais para alinhar metas e garantir que os produtos regionais tenham qualidade reconhecida nacionalmente”, destacou Fábio Silva.

A iniciativa marca um avanço na cooperação intermunicipal, assegurando que pequenos produtores possam competir em igualdade no mercado, enquanto a população ganha acesso a alimentos inspecionados e seguros. Novas reuniões devem ser agendadas para monitorar os resultados das ações propostas.